Quem são os melhores revendedores de EPI(s) ?
Enviamos, em 5 de junho, formulário para que as empresas associadas, além de diversos fabricantes de EPIs, indicassem até o final de julho, indicações para os melhores revendedores nos setores de Agro-Indústria, Construção Civil, Elétrico, Hospitalar, Industrial ou “de amplo espectro”, divididos por regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Leste, Sudeste (excluindo São Paulo), Sul e São Paulo.
Com base nessas indicações promoveremos uma eleição, via internet, para todos os compradores destes produtos e, finalmente, vamos homenagear esses revendedores.
Hoje a revenda representa mais de 50 % do mercado de EPIs e as empresas representantes desse setor, reconhecidas pelos fornecedores, fabricantes e importadores, e por seus compradores precisam ser homenageadas.
Dificuldade na Emissão/Renovação de CAs
O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho está em uma fase de reformulação e isto tem causado atrasos na emissão/renovação dos CAs.
Dentre as modificações que estão em processo estão:
• Revisão em toda a listagem de EPIs, visto que, concluíram que muitos dos CAs emitidos foram para equipamentos que não se enquadravam no Anexo I da NR06;
• Troca de funcionários terceirizados por concursados;
• Troca do sistema de informatização dos processos;
• Introdução do Sistema INMETRO para os EPIs;
• Previsão de não mais emitir CAs por Termo de Responsabilidade; dentre outros.
A ABRASEG louva a ação do DSST, que visa a melhoria do sistema de Certificação, mas constata que a demora na emissão/renovação dos CAs prejudica as empresas para comercialização dos EPIs e, como conseqüência, a viabilidade financeira destas.
Portanto, julga que as inovações devam ser implantadas sem prejudicar os processos de emissão do DSST, e conclama o Ministério do Trabalho e Emprego a destinar mais recursos para o setor de SST do próprio Ministério.