CIRCULAR – 09 de Fevereiro de 2009

Mais 2 EPI(s) estão prestes a entrar no Sistema INMETRO
As Luvas para Riscos Elétricos e as Peças Semifaciais Filtrantes são os próximos EPI(s) que passarão para o Sistema INMETRO de Certificação.
Os Regulamentos de Avaliação de Conformidade para estes EPI(s) já estiveram em consulta pública e estão em fase avançada para serem publicados. Provavelmente no mês de março de 2009 teremos a publicação das Portarias que estipularam as regras e os prazos para as empresas fabricantes, importadores e o comércio se adaptarem ao novo Sistema.

Outros EPI(s) que entrarão no Sistema INMETRO
O Ministério do Trabalho e Emprego pretende que futuramente todos os EPI(s) passem para o novo Sistema, sendo que hoje já temos publicadas as RAC para Luvas Cirúrgicas e de Procedimento Não Cirúrgico sob vigilância sanitária (obrigatório desde 01.01.09); os Capacetes de Segurança (a partir de 20.05.09); além dos dois acima citados, Luvas p/Riscos Elétricos e Peça Semifacial Filtrante, que terão suas RAC(s) publicadas em breve.
Os próximos EPI(s) a serem trabalhados serão, provavelmente, os Calçados de Segurança e os Protetores Respiratórios, além dos EPIs para trabalhos em altura e os óculos de segurança, que tem alta prioridade para o MTE e que seus RACs haviam sido postergados devido a falta de definição de algumas diretrizes das NBR(s). Entretanto, após um entendimento técnico entre o INMETRO, MTE e ABNT esse direcionamento já foi definido e ambos os EPI poderão, em curto espaço de tempo, também entrar no Sistema INMETRO.

Por | 2018-01-12T18:03:56-02:00 janeiro 12th, 2018|Circulares, Circulares 2009|